AGENDAR EXAMES (31) 3237-1212

Ico news page

Novidades

Foto mat%c3%a9ria dr2

Eletroneuromiografia

A Eletroneuromiografia é um exame neurofisiológico que tem o objetivo de avaliar todo o Sistema Nervoso Periférico, desde o seu início funcional, na ponta anterior da medula (corpo do neurônio motor inferior), passando pelas raízes nervosas, plexos nervosos e nervos periféricos até a junção neuromuscular e músculos. O exame é realizado sempre em duas partes: a primeira se dá pelo estudo da condução sensitiva e motora, através de estímulos elétricos de baixa intensidade; a segunda, pela avaliação dos músculos por meio de uma agulha monopolar especial para o procedimento. O exame é tranquilo e bem tolerado pela maioria dos pacientes.

Temos, ainda, técnicas especiais como estudo de tremor, estimulação repetitiva, avaliação de cãibra do escrivão, teste cutâneo simpático, reflexo do piscamento e avaliação da cintura pélvica e escapular. Para realização do procedimento, são utilizados aparelhos digitais de dois e quatro canais de última geração.

A Eletroneuromiografia tem grande aplicabilidade no diagnóstico de lesões nos nervos periféricos e plexos nervosos (traumas, doenças ocupacionais, síndrome metabólicas, doenças degenerativas e congênitas), lesões de raízes motoras em pacientes com alterações na coluna vertebral, miopatias e doenças da junção neuromucular (Miastenia Gravis e Síndromes Miastênicas), dentre outras.

A única contraindicação absoluta é a sua aplicação em pessoas com marca-passo cardíaco ou que façam uso de anticoagulantes orais. Crianças acima de três anos toleram bem o exame e podem realizá-lo.

Os pacientes não precisam de nenhum preparo prévio e o exame não tem efeitos colaterais relevantes, sendo o mais observado a presença de pequenos hematomas no local da introdução da agulha para avaliação do músculo.

A equipe do CDB é formada exclusivamente por Neurologistas, com especialização em Neurofisiologia Clínica, além de técnicos preparados para acolher o paciente e cuidar para que todo o procedimento seja tranquilo e seguro.

Dra. Luciana Moura Alves é médica NEUROFISIOLOGISTA do CDB

Download

Compartilhe

Sofia x