AGENDAR EXAMES (31) 3237-1212

Ico news page

Novidades

Bg no img novidade

Qual o melhor teste de Covid-19 para meu caso?

 

 

Existem 4 tipos de teste que disponibilizamos para diagnosticar a COVID-19, o teste PCR, teste rápido e o teste sorológico IgG e sorológico IgG e IgM. Com isso várias dúvidas surgem a respeito de cada um deles. A seguir iremos explicar como funcionam, quais as indicações de cada um e o tempo de entrega. 

 

PCR

PCR é o teste com maior valor para o diagnóstico para saber se você está com o coronavírus, cuja confirmação é obtida através da detecção do código genético, o RNA, do SARS-CoV-2 na amostra analisada, permitindo uma ação rápida sobre os pacientes identificados.

O teste precisa ser feito a partir do 3º e até o 8º dias dia após dos primeiros sintomas. Ou seja, o teste PCR identifica o vírus no período em que está ativo no organismo, tornando possível aplicar a conduta médica apropriada de total isolamento social e acompanhamento do quadro clínico. 

Sobre o teste:

O teste é realizado pela coleta de secreção na naso e orofaringe (swab) e é enviado para análise laboratorial por biologia molecular, que amplifica sequências de RNA do vírus. 

Como realizar o teste

O teste por ser realizado através do atendimento domiciliar ou em locais de drive-thru.  Em ambos os casos é necessário o agendado prévio pelo nosso site clicando em "agendar exames" ou em "domiciliar" ou via call center.

 

Resultado de exame

Os resultados devem ser interpretados em conjunto com sintomas e epidemiologia. O teste pode ser positivo (presença de vírus), negativo ou inconclusivo. O resultado INCONCLUSIVO significa que sua amostra foi processada adequadamente pelo laboratório, porém o tipo e/ou quantidade de material genético presente na amostra não permitiu excluir a presença de SARS-CoV2, dessa forma é recomendado analisar sintomas junto com seu médico ou via teleconsulta, em caso de interesse. Sugere-se repetir o exame com nova amostra a critério do profissional solicitante após 3 dias, pois é comum esse resultado estar associado a quantidades muito pequenas de vírus, ou seja, logo após os sintomas ou na fase de cura da doença, mesmo em assintomáticos. A expressão do vírus na saliva pode ser muito pequena nas fases inicial ou final da doença, e é variável.

CONTRAPROVA: nosso laboratório é habilitado pelo Instituto Adolfo Lutz para realizar PCR-RT para COVID, portanto o laudo liberado é o final, sem necessidade de contraprova.

O prazo para entrega do resultado do exame é de até 3 dias úteis, a depender da sua região.

Sorologia IgG 

Trata-se de exame laboratorial para identificação de anticorpos IgG e IgM contra o Coronavírus (causador da COVID-19) no sangue. Este teste indicará a presença de anticorpos IgG e anticorpos IgM para SARS-CoV-2 na amostra, portanto, não deve ser indicado nem utilizado para investigação e/ou diagnóstico de infecção aguda por SARS-CoV-2. A análise deste resultado deve considerar o tempo decorrido entre o início dos sintomas e a coleta da amostra. O teste sorológico pode ser realizado em pacientes a partir do oitavo dia de início dos sintomas. Entretanto, para aumentar a precisão da detecção de anticorpos,  recomenda-se que este para anticorpos IgG seja realizado, pelo menos, após 10 dias do início dos sintomas ou contato com doente. O tempo de resposta de cada indivíduo para iniciar a produção de anticorpos é diferente. Portanto resultados “não reagentes/negativos”, a qualquer tempo, não excluem o contato prévio com o vírus. A metodologia do exame é  IgG: Quimioluminescência / IgM: Imunoensaio cromatográfico
E os preparos são bem simples o jejum não obrigatório e o desejável é a coleta após 10 dias do início dos sintomas.

Sobre o teste:

O exame é realizado a partir de amostra de sangue recolhida do paciente.                          

Como realizar o teste

O teste por ser realizar através do atendimento domiciliar, nas unidades (formato Walk-thru) ou em locais de drive-thru.  Em todos os casos é necessário o agendado prévio, pelo nosso site (agendar exames), ou pelo telefone da nossa central de agendamentos.

Resultado de exame

O prazo para entrega do resultado do exame é entre 2 e 3 dias úteis.

Sorologia IgG e IgM

O teste sorológico IgG  é feito a partir da detecção somente  de anticorpos IgG em pessoas que foram expostas ao vírus e querem saber se já tem uma possível imunização . Nesse caso, o exame é realizado a partir da amostra de sangue do paciente.     

Sua função principal é detectar se o paciente teve contato com o vírus e se desenvolveu resposta através de anticorpos. Oferecemos o teste sorológico para IgG da Abbott com altas sensibilidade e especificidade reportadas em estudo com 125 pacientes, a maior parte internados (até 100% de sensibilidade e acima de 99,5% de especificidade após 17 dias do PCR positivo)*.                      

É recomendado que seja realizado 7 dias após o início dos sintomas ou contato com doente para maior sensibilidade. Isso se deve ao fato de que produção de anticorpos no organismo só ocorre depois de um período mínimo após a exposição ao vírus.

Assim como o teste sorológico igG e IgM o teste de sorologia é indicado para pessoas que tiveram sintomas de gripe por vários dias e querem detectar a doença ou saber se já estão imunizados.


 

Sobre o teste:

O exame é realizado a partir de amostra de sangue recolhida do paciente.                          

Como realizar o teste

O teste por ser realizar através do atendimento domiciliar, nas unidades (formato Walk-thru) ou em locais de drive-thru.  Em todos os casos é necessário o agendado prévio, pelo nosso site (agendar exames), ou pelo telefone da nossa central de agendamentos.

Resultado de exame

O prazo para entrega do resultado do exame é de até 2 dias úteis.

 

 

 

 

Testes rápidos

Já o teste rápido que também detecta os anticorpos (que identificam uma resposta imunológica do corpo em relação ao vírus). A vantagem desse teste é a obtenção de resultados rápidos para decisão de conduta.

Tratam-se de testes por cromatografia lateral com detecção de anticorpos IgG e IgM ao SARS-CoV-2 e são recomendados para pacientes que já tiveram sintomas ou diagnóstico positivo por RT-PCR. O resultado deste teste depende do tempo de formação do anticorpo de cada indivíduo, recomendado a partir de 8 dias do início dos sintomas ou contato com doente. Esse é um teste qualitativo, não sendo possível determinar a taxa de aumento da concentração de anticorpos IgG ou IgM para SARS-CoV2. 

Os testes são aprovados pela ANVISA e têm boa acurácia em testes realizados pelo fabricante (de bula). Mesmo assim, realizamos validações internas de novos lotes observando a performance dos mesmos em grupos de pacientes internados com COVID-19 e em controles, para validação e verificação de atingimento de níveis mínimos de performance. Suas sensibilidade e especificidade são menores do que as do nosso teste sorológico.

A análise deste resultado deve considerar o tempo decorrido entre o início dos sintomas e a coleta da amostra, entretanto um resultado “não reagente/negativo” a qualquer momento não exclui a possibilidade de infecção por SARS-CoV2.

Os resultados devem ser interpretados pelo médico/profissional de saúde solicitante, considerando informações clínicas e demais exames complementares disponíveis. Mediante discordância entre o resultado obtido e o quadro clínico epidemiológico, sugere-se repetir este exame com nova amostra e/ou outra metodologia, em especial o IgG, onde dispomos do teste sorológico de alta performance.

 

Sobre o teste:

O nosso teste para COVID-19 é realizado através de uma amostra (gota) de sangue do paciente e apresenta uma indicação visual em caso positivo. 

                    

Como realizar o teste

O teste por ser realizado através do atendimento domiciliar ou em locais de drive-thru.  Em ambos os casos é necessário o agendado prévio, pelo nosso site, em "agendar exames", ou pelo telefone em nossa central de agendamentos.

Resultado de exame

O prazo para entrega do resultado do exame é de até 3 horas.

 

 

 

*Performance Characteristics of the Abbott Architect SARS-CoV-2 IgG Assay and Seroprevalence in Boise, Idaho

Andrew Bryan, Gregory Pepper, Mark H. Wener, Susan L. Fink, Chihiro Morishima, Anu Chaudhary, Keith R. Jerome, Patrick C. Mathias, Alexander L. Greninger

Journal of Clinical Microbiology May 2020, JCM.00941-20; DOI: 10.1128/JCM.00941-20

 

Compartilhe

Sofia x