Novidades

Shutterstock 500710831

Inauguramos o canal: Papo de Especialista!

A Axial inaugura hoje no seu site um novo canal de conteúdo. O Papo de Especialista vai contar para vocês novidades em saúde, exames, dicas de prevenção e novas tecnologias. Cada semana um novo tema. E hoje gostaríamos de falar um pouco sobre testes de análises clínicas. Você sabia que muita coisa mudou nos últimos anos quando o assunto é um exame de sangue? Aquela história de acordar cedo para fugir da fome pelo jejum prolongado e das filas nos laboratórios é coisa do passado. As Sociedades Brasileiras de Patologia Clínica, Medicina Laboratorial, Cardiologia e Análises Clínicas estabeleceram um Consenso suspendendo a obrigatoriedade de jejum de 12 horas para a chamada rotina lipídica, envolvendo testes de colesterol e triglicérides.

A prática de flexibilização do jejum para estes exames já vinha sendo adotada em grandes centros europeus desde o final da década passada e experimentalmente em serviços nacionais, baseada na compreensão geral que devemos avaliar as condições e o estado metabólico cotidiano do paciente e não idealmente um status atípico como aquele obtido após abstinência prolongada de alimentos.

As Sociedades reforçam, no entanto, que existem situações individuais, sempre avaliadas pelos médicos solicitantes no qual a condição do jejum pode ser demandada, visando avaliações específicas de situações clínicas relevantes.

A partir dessa mudança, várias outros grupos de especialistas se mobilizaram e aprofundaram as pesquisas, incluindo Endocrinologistas, Reumatologistas, Infectologistas entre outros, ampliando cada vez mais a relação dos exames que dispensam preparo e consequentemente torna sua realização menos desagradável para os pacientes. Hoje já são mais de 100 diferentes tipos de exames com essa característica. Fique atento para não passar fome à toa, converse com o médico e consulte o preparo do seu exame em nosso site com antecedência.